terça-feira, 9 de junho de 2009

Qual a importância da matemática financeira para o adiministrador?

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas. Segundo o professor da Fundação Getulio Vargas e mestre em Economia Empresarial, Milton Juer, a Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado.A Matemática Financeira fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. Você deve decidir se paga à vista, mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. As ferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.Nas avaliações econômico-financeiras existe o binômio risco-retorno. Avaliação ou apuração do retorno de investimentos é um problema da Matemática Financeira. Já o Risco é um problema da Estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda. Diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado.Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados.Na área de Recursos Humanos, para medir crescimento da folha, variação/evolução salarial, custo de benefícios, encargos sociais, entre outros. A Matemática Financeira é ferramenta para qualquer obra.

Fonte(s): http://www.iaee.com.br/index4.php?index, acessado em dez. 2008

Analise e comente a resposta acima.

29 comentários:

micheline mendonça disse...

Talvez seja pelo fato de não darem muita importância à mat. financeira que muitos administradores não sejam bem sucedidos.É preciso que haja consciência de que em qualquer setor da empresa, seja ela própria ou não,é de suma importância o conhecimento matemático,já que muitas das decisões são tomadas a partir do cenário econômico.

Danuzza disse...

Como foi dito no texto Mat. Financeira é de suma importância para o administrador, principalmente em seu ambiente de trabalho, pois a mesma se ocupa em estudar e fornecer
ferramentas adequadas para a tomada de decisão com a maior precisão possível.

Daniel Lima disse...

Engana-se aquele que imagina viver sem a influência da matemática financeira em sua vida. Tão imprescindível e elementar quanto a aritmética, a matemática financeira rege a vida econômica do homem e do administrador moderno.

Lidiany Paixão disse...

A base de um administrador, podemos dizer, que é a matemática, já que este deve tomar decisões baseadas na economia. Um administrador deve ter uma boa base desta, pois se não, poderá tomar as decisões erradas.

Unknown disse...

com a matematica financeira o administrador tem maior contole dos fluxos da empresa, e pode medir com mais precisao quais as opções mais rentaveis;ja que as decisoes a serem tomadas sao todas baseadas no cenario economico;e nao so no ambiente da empresa, mais deve-se usar a matematica financeira no dia-a-dia; em situaçõe corriqueiras.

millafernandes disse...

Realmente como já diz o texto, a matemática financeira é de extrema importancia para um bom negócio. Talvez alguns investimentos não se tenham grande êxito para alguns administradores porque os mesmos não se baseiam em idéias providas da Matemática financeira. Dai se vem o resultado de um mal negocio gerando problemas futuros e uma administração não bem sucedida.
Kamilla Fernandes - 3º período.

nielly disse...

é informaçao todo administrador,tem de saber a respeito de varias coisas acerca de que va trabalhar,certamente um administrador ira ministrar compras para a empresa e tendo em mente a matematica financeira facilita seu trabalho em questao de aplicaçao de juros relacionadas com verios setores.

nando Lira disse...

A matemática financeira não esta apenas vinculada aos administradores e sim a qualquer pessoa q queria saber qual a vantaguem de se fexar um simples negocio ou algo mais complicado e saindo sempre na vantaguem. Podendo assim economizar e sempre ter vantaguem.

Mayara Suellen disse...

A mat. financeira é importantíssima pois ela que guia como um bom administrador deve agir de acordo com as ocilações do mercado de hoje que é tão interdependente e integrado com o todo global...

Unknown disse...

acho essencial todo administrador ter plenos conhecimentos da matematica financeira, alem de esta presente no seu dia-a-dia, ele tem que ter uma noção basica do que est se passando a sua volta, com os custos e lucros viaveis e inviaveis na empresa da qual esta administrando. um leigo na matematica financeira pode ate conseguir tais dados atraves de outros meios, mas, ou o mesmo gastará mais ou demorará mais, e como administração sempre se precisa de resultados imediatos entao acredito que não seja certo não ter conhecimento dessa area.

Fer disse...

É realmente a matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A idéia básica é simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos.

~Andresa Fernanda (3º período)

Flávia Emanuelly disse...

A importância da matemática para o administrador
No mundo agitado e competitivo de hoje as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas e o mercado de trabalho requisitando profissionais que devem atender a novos padrões de qualidade e modernidade, pois sem uma administração competente os rumos de uma organização (empresas, indústrias...) podem ter como conseqüência, a perda de espaço no mercado, a diminuição de seus lucros ou até mesmo a falência.
Com todas essas exigências de mercado tem se criado um novo perfil de administrador, o administrador polivalente que tem por características ser: inovador, flexível, criativo, e de fácil adaptação as mudanças.
E a matemática tem sido de grande importância para esses administradores dentro de suas funções, mas ele precisa ter amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatidão dos números.
Pois é ele que tem proporcionado ao administrador descobrir aplicações realmente úteis em questões nas áreas econômicas, financeiras e resoluções de problemas da empresa.

Flah

pedro disse...

todo adiministrador depende basicamente da matematica financeira,que é fundamental para a gestão de qualquer tipo de negocio,sabemos que as decisoes basicamente são tomadas dentro do canário economico.

sthenio disse...

o sistema financeiro virgente, exige muito dos administradores, e nós temos que estar por dentro principalmente em nosso ambiente de trabalho, é para isso que a matemática financeira está entre nossas disciplinas.

Andréa Ramos disse...

dentro de um empresa a ordem no setor financeiro é reponsável pelo esclarescimento do rendimento empresarial, logo é de suma importancia que um administrador saiba lidar com os calculos financeiros para q com isso ocasione um melhor desempenho dentro da empresa e haja com 100% de certeza sobre a responsabilidade adquirida.

gama_gama@yahoo.com.br disse...

A MATEMÁTICA FINANCEIRA TEM SUMA IMPORTANCIA PARA A ATIVIDADE DO ADMINISTRADOR POIS É ATRVES DESTA QUE PODE-SE EXERCE O CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO, VISTO QUE ESSA CIÊNCIA PERMITE AO ADMINISTRADOR VERIFICAR SEUS ENVESTIMENTOS, RENDIMENTOS, LUCROS, DESPESAS ETC.

KÁTIA GAMA.

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Através destes conhecimentos o administrador terá um controle econômico e financeiro e uma visão mais apurada para as necessidades financeira do patrimônio, podendo avaliar nas a organização seus lucros e suas perdas. Faz-se necessário mais do que puramente racionalidade no processo desse exercício. É preciso certa sensibilidade para perceber o momento certo e o modo como atuar. Decidir não pode constituir mero palpite. Exige conhecimento e mensuração.

ainoan lima disse...

a matemática financeira é indispensável para ua carreira adinistrativa de sucesso. ela é grande aliada para pessoas que lidam constantemente com a matemática.
sem a mesma, não se connsegue uma vida administrativa de sucesso. Pois a mesma é de grande utilidade e importãncia para o dia-a-dia

Raul Lima disse...

A matemática Financeira está cada vez mais..presente na vida dos administradores e se torna essencial, o administrador em seu perfil deve absorver todos os conhecimentos dessa disciplina porq será através dela que ele alcançara o sucesso. a matemática financeira.. move a economia mundial..

^^
valeu Fábio..
bom São João!!!

Gildelanea disse...

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

Hugo disse...

Certamente o administrador irá envolver-se em diversas áreas de atuação e uma delas é a administração das finanças da empresa que vale salientar a carência de profissionais no mercado de trabalho nesta área tão comum no cotidiano economico.

Flavianny Renata disse...

Se vamos adiministrar empresas se faz necessário saber sobre a matemática financeira. Em muitas circunstâncias que podemos nos deparar em nosso ambiente de trabalho, como dilemas economicos que necessitam de conhecimentos financeiros para que possa contribuir no crescimento da enmpresa.

Rafael disse...

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados.

Monique França Farias disse...

é evidente que a matemática financeira tem muito para contribuir com o dia a dia do administrador,com noções exatas sobre as finanças da empresa é muito mais fácil lidar com as situações dificeis que surgem no cotidiano das empresas.

Lourenço Junior disse...

A importancia da matematica financeira para a administração e primordial pois o administrador no seu dia a dia trabalha voltado para as finanças. No desenvolver das suas atividades ele vive o mundo financeiro ao seu redor, pois trata das relações com os credores, e com colaboradores. E de fundamental importancia para o estudo da teoria administrativa vivenciando como um todo o mundo economico e suas variaveis.
dentro da matematica financeira o administrador intensificara o mundo global dentro da organização e tomando decisoes que iram influenciar o desenvolvimento dessa organização.
concluimos que na administração e de fundamental importancia o estudo da matematica financeira.

Unknown disse...

A Matemática Financeira é importante para os futuros administradores pois a mesma ajuda aos discentes a desenvolver o raciocínio, entender os vários caminhos dos valores que os mesmos possam aplicar nas suas futuras empresas ou mesmo no dia-a-dia de cada um.

gama_gama@yahoo.com.br disse...

PROFº FABIO POR FAVOR VERIFIQUE MEU NOME POIS NÃO CONSTA NA LISTA DA FINAL, NEM CONSTA NOTA NO SIGA,
PRECISO SABER PORQUE PRECISO ESTUDAR, MEU NOME DEVE CONSTAR NA LISTA DA FINAL

KATIA DA GAMA DUARTE.
MEU EMAIL É: katiasbu@hotmail.com

AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO.

Unknown disse...

Pelo que podemos ver a matemática financeira está presente em todo momento da vida de uma pessoa. Se os administradores verem a importância que ela tem, eles poderão galgar altos indices de sucesso em suas carreiras.
Divino dos Santos - Itapuranga Goiás Cursando administração de empresas.