sexta-feira, 27 de março de 2009

Importância dos Juros

Reflita um pouco sobre o tema acima e deixe escrito um comentário de no mínimo duas linhas sobre o mesmo.

35 comentários:

Juliana Morais disse...

Nós geralmente pensamos que os juros é uma coisa absurda e que não deveria ser cobrado. Porém, se nós pensarmos de uma forma mais ampla percebemos que os juros é uma operação de suma importância para a economia como todo, pois é através dos juros que muitas empresas obtém lucro fazendo a economia girar. Mas se os juros existem é porque as pessoas preferem ter o consumo imediato, isto é, não esperam ter certa quantia para obter um produto a vista, por conseqüência as pessoas pagam um “preço” por isso, ou seja, os juros é o custo que a pessoa tem para ter o consumo imediato.

Apesar de não ser da turma, gosto muito de participar de alguma forma nessa disciplina.


Um beijo à todos!

Priscila disse...

Os JUROS possuem duas vertentes de fundamentação: ser um agente disciplinador por atraso em pagamentos e ser um fruto de remuneração por operação financeira.Ou seja ao aplicar o seu dinheiro, em aplicações com juro composto significa que o juro em cada período de tempo incide sobre o capital já corrigido, assim o valor do juro é crescente.
Citação de Albert Einstein
"O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza."

Kamila disse...

Como Priscila comento alem de servi como disciplinador pagamento atrasados, ao naplicar um valor X em dinheiro, em aplicações com juro composto significa que o juro em cada periodo de tempo incide sobre o capital já corrigido, assim o valor do juro é crescente.

Danuzza disse...

Juros, do ponto de vista econômico, é a taxa cobrada a partir de todo capital emprestado por um certo período de tempo.Po isto o juro se faz tão importante na economia tanto nacional como mundial.Ele é uma das mais importantes variáveis macroeconômicas na condução da política monetária e no desempenho das economias.

Raul Lima disse...

Não é fácil falar sobre algo que não gostamos, afinal.. quem é que gosta de pagar juros, ninguém neh?! Os Juros embora pareçam algo que nos explora de uma maneira em que não temos pra onde correr, são tão importantes quanto todas as demais taxas de utilização de serviços, Os Juros quando usados corretamente não é nada mais que uma forma justa de lucrar quando estamos resolvendo assuntos de interesses financeiros.. Os Juros estão em toda parte as vezes e em sua maioria subempregados. è estudando afundo sua prática nas aulas de matemática Financeira, que perdemos um pouco o olhar negativo sobre ele..

e aih professor.. teremos uma revisão de Juros?!

até mais..
=)

Flavianny Renata disse...

Juros é uma quantia acrescida sobre uma aplicação financeira feita por bancos, instituições financeiras,empresas e etc.
Então, é um assunto pelo qual temos que ter conhecimento pois, podemos um dia nos deparar com qualquer situação que envolva esse assunto e só assim saberemos se será uma coisa favorável para nós ou não.
O acúmulo de débitos do cartão de crédito é um exemplo claro da aplicação de juros em nosso dia-a-dia.

Renata Tenório disse...

Quando temos a necessidade de consumir imediatamente, mais não o valor necessário para realizar a compra, é comum optarmos pela compra a prazo.
Estamos desta forma adiantando a compra utilizando um crédito que nos é dado, e como forma de compensação uma taxa é cobrada a quem nos emprestou o “dinheiro”.
Taxas essas muitas vezes abusiva e por isso merecedora da nossa atenção pois quando dividimos em diversas vezes o valor de certo produto tenhos que ter consciência, que em cima de cada parcela será cobrado um valor (taxa).
Portanto juro é um taxa cobrada pelo emprestimo de capital por um certo período de tempo,uma espécie de aluguel sobre o dinheiro.

Lidiany Paixão disse...

Ninguém gosta de pagar juros, mas sem eles a economia mundial ficaria estática. Vendo dessa forma o juros deixa de ser um vilão e passa a ser essencial para a economia. O termo JUROS é conceituado como uma taxa cobrada a partir de todo capital emprestado por um certo período de tempo. Essa quantia acima do que foi emprestado é a responsável por movimentar a economia e enriquecer alguns. Os juros quando utilizados de forma não exploratória, ou seja, exacerbada, é forma justa de lucrar a partir de determinado serviço prestado, empréstimos, por exemplo.

micheline mendonça disse...

Ao falarmos sobre juros podemos ter duas idéias ou nos colocarmos em 'lugares" diferentes.Uma é a de que os juros só servem para atrapalhar nossa vida e orçamento.Já a outra é o fato de que tb podemos ser os beneficiados da situação.Uma coisa é certa,são eles,os juros,que controlam a economia das nações,sem exageros,é claro.

Carolinny Fernanda Torres disse...

Consumir os bens no presente é um desejo expresso na maioria das pessoas em suas atividades econômicas. O fato de privar-se de determinado valor credenciando-o, gera uma necessidade de recompensa por deixar de usar no presente esse valor em qualquer investimento gerador de riqueza, Aí está a importância do juro nas relações de economia essencialmente capitalista.

nielly disse...

o simples fato das pessoas estarem em permanete convivio social,faz com que as mesma envolvalvam-se ate mesmo inconscientemente com os juros.È um complemento inerente no contexto social,funciona e interage com a economia,mantendo edificada a ideia de que os juros podem construir informaçoes sistematizadas,podendo dai construir ou aprofundar conhecimentos

Gildelânea disse...

A formação ou o cálculo da taxa de juros a ser empregada nos programas que buscam a sustentabilidade deve manter coerência com a necessidade de respeitar a capacidade de pagamento dos empreendimentos para sua preservação e crescimento. Por outro lado, certamente, a sua implantação em um ambiente com diferentes possibilidades de crédito terá como limitador as outras ofertas eventualmente disponíveis. Isso pode criar alternativas para os empreendedores, dificultando o ganho de escala se não houver vantagens comparativas na aplicação da metodologia que compense a sua escolha.
Dessa forma , naturalmente, o abuso na definição de uma taxa realmente ajustada à necessidade do programa e à capacidados clientes e levando em consideração a oferta do mercado, pode comprometer a existência da disponibilidade dos recursos no longo prazo.
Isso faz com que, naturalmente, uma política consequente tenderá sempre a buscar a eficiência na operação para estabelecer vantagens comparativas essenciais no atendimento às necessidades de financiamento dos empreendimentos populares.

Juros sempre estará presente no nosso trabalho seja ele qual for!
Apesar de não entender muito, adoro o assunto!

Unknown disse...

Taxa de Juro: Corresponde à remuneração de um determinado valor/capital aplicado por um prazo determinado. As taxas de juro são divididas em dois tipos:
Que são os juros simples e os juros compostos!

Flávia Emanuelly disse...

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto.Portanto,a importância dos juros ,desde q tenha uma taxa adequadamente definida deve considerar a possibilidade de cobertura dos custos no médio e longo prazo, a capacidade de sua absorção pelos empreendimentos, preservando sua necessidade de crescimento e, a existência no mercado de outras oportunidades de acesso ao crédito para os empreendedores.


by: Flaah

Anónimo disse...

Girlaynne Farias:

Este tema abordado é de suma importância tanto para nós estudantes de administração como toda a sociedade,que esta vigente no sistema capitalista,alicerçado a economia dos juros.Os juros têm seu papel de grande destaque na economia.

Anónimo disse...

Girlaynne Farias:

É de substancial importância tem a taxa de juros na economia de um país, pois pode estimular ou desestimular a compra, o consumo, a flutuação dos preços e enfim, uma série de fatores da economia. Portanto, buscando entender essa problemática da taxa de juros é que nos dispusemos a escrever sobre as razões que influenciam a sua modificação (elevação ou corte), as quais foram resumidas em dois fatores, que de certa forma se complementam e que serão neste artigo esboçados, a fim de oferecer ao leitor uma noção a respeito da problemática dos juros. São eles: 1. a inflação e 2. o déficit público.

Em primeiro lugar, portanto, pode-se dizer que a taxa de juros tem a função de controlar a inflação, não permitindo que o dinheiro de um país perca seu valor de forma substancial ou progressiva. Comentemos, então, um pouco sobre a inflação.

Em termos simples, inflação nada mais é que a diminuição do poder aquisitivo da moeda, ou por outro lado, o aumento constante de preços. É ocasionado especialmente pelo excesso de emissão de papel-moeda, conforme defendem os economistas liberais. Pode ser dividida em inflação de demanda, inflação de custos e inflação estrutural, que em última análise são as diferentes formas que se aumentam o preço dos produtos e serviços.

Imaginemos, então, que em determinado momento estejamos presenciando um período de inflação, onde a demanda é excessivamente maior que a oferta, possibilitando conseqüentemente um aumento também excessivo dos preços e uma circulação muito grande de dinheiro dos consumidores, que são estimulados a gastá-lo em vez de poupá-lo ou investi-lo, ocasionando, de tal sorte, a inflação.

Para se evitar esse fenômeno inflacionário e não deixar a perda do valor da moeda descambar para níveis elevados demais, o que certamente prejudica a sociedade como um todo, o Governo aumenta a taxa de juros nacional. Esta estratégia, tomada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM no Brasil é bem lógica e racional. Vejamos.

Sabendo que o juro é o preço do dinheiro, ou melhor, a remuneração pelo empréstimo do dinheiro, sendo sua taxa alta, logicamente que utilizar este dinheiro num financiamento de veículo ou de imóvel, ou em qualquer outra operação que quotidianamente envolva dinheiro e remuneração em juros, como uma operação bancária, por exemplo, ensejará uma perda de boa parcela da quantia originalmente empregada em comparação com um sistema onde a taxa de juros estabelece-se em patamares regulares, pois pelo decorrer do tempo uma boa quantia do dinheiro empregado em algum negócio dessa estirpe será utilizada tão-somente para remunerar o emprestador, ou mutuário. Desse modo, a alta taxa de juro estimula o consumidor e os demais agentes sociais a poupar em vez de investir seu dinheiro, ocasionando com isso menor circulação do dinheiro e aumento do poder aquisitivo da moeda, o que gera, conseqüentemente, a queda da inflação.

Sendo assim, a elevação da taxa de juros é um remédio eficaz ao combate da inflação, pois ajuda a controlá-la, direcionando os preços a um status mais estável. Por outro lado, a diminuição de sua taxa é medida que se utiliza quando o Governo quer estimular a população a gastar dinheiro, para impedir o fenômeno exatamente inverso ao da inflação, a deflação, impedindo, assim, que se incorra numa recessão econômica, como está ocorrendo nos Estados Unidos atualmente.

A alta taxa de juros, também, ao mesmo tempo em que controla a inflação, age de certo modo prejudicial para a economia, pois proporciona o crescimento econômico baixo, a restrição no consumo, o aumento do desemprego e a inibição da atividade produtiva. Equacionar esses dois males – inflação e alta taxa de juros – portanto, não é tarefa fácil.

Muito bom este tema,principalmente numa época como a que o mundo esta vivendo agora.

Anónimo disse...

Enviei este artigo para o blog ,achei a sua temática muito importante,leiam,vão gostar,bjos

ainoan lima disse...

A matemática financeira, nos ajuda como usarmos o juros com sua porcentagens, economia...
E apesar que muitos de nós,pensamos que não deveria ser cobradop essas tazas de juros,contudo persebemos que o juros é uma opreção que gira em torno da economia como um todo,quando se paga algo a vista,o preço consequentimente continua o mesmo valor ou pode ter um desconto, contudo a maior parte da população não esperam o momento certo de consumir e acaba comprando com um valor acima do esperado por conta dos juros, quando se é uma compra à prazo ou no cartão.
O juros composto significa que o juros em cada período de tempo se compara com o capitalja corrigido,logo o valor do juros ica como crescente.

ainoan lima disse...

A matemática financeira, nos ajuda como usarmos o juros com sua porcentagens, economia...
E apesar que muitos de nós,pensamos que não deveria ser cobradop essas tazas de juros,contudo persebemos que o juros é uma opreção que gira em torno da economia como um todo,quando se paga algo a vista,o preço consequentimente continua o mesmo valor ou pode ter um desconto, contudo a maior parte da população não esperam o momento certo de consumir e acaba comprando com um valor acima do esperado por conta dos juros, quando se é uma compra à prazo ou no cartão.
O juros composto significa que o juros em cada período de tempo se compara com o capitalja corrigido,logo o valor do juros ica como crescente.

Monique França Farias disse...

é de vital importancia para a sociedade como um todo ter conhecimentos especícos sobre um tema constante em nosso dia a dia. para quem lida diariamente com transações seja bencaria ou mesmo financeira,ter conhecimento de causa sobre todas as taxas de juros embutidas nas trasações comerciais dá a sensação de ter ao menos um pouco de controle com o quê lidamos.

Unknown disse...

Bem...
Os juros contribuem muito para manter a ´ordem`; eles controlam as pessoas para que essas possam arcar devidamente com os seus compromissos,muito embora, todos nós achemos um absurdo pagar uma taxa adicional pelo atraso de divida.
Há tambem as pessoas que ganham com os juros, as pessoas que se beneficiam com ele, depois de aplicado um determinado capital;o juro é uma taxa cobrada a partir de uma capital passado um determinado periodo de tempo.
Os juros controlam a vida das pessoas, eles mantem a ordem e tambem fazem proliferação de capital.


cecilia

Hugo disse...

Este sim pode ser considerado um tema de suma importância no campo da matemática, não desmerecendo os demais, porém os juros estão mais do que nunca presentes em nosso dia-a-dia, já que todas as transações financeiras geram o juro positiva ou negativamente!

millafernandes disse...

Geralmente temos uma impressão errada com relação aos JUROS devido à ser um desconto á mais em nosso dinheiro. Mais as vezes não vemos a importancia que o mesmo faz para o andamento da economia de um modo geral. O juros eles podem der identificados como SIMPLES ou COMPOSTOS.
Juros pode ser exemplificados no nosso dia-a-dia como em uma cnta bancária ou o atraso de pagamento em lojas.
KAMILLA FERNANDES - 3º PERIODO

Magno Pato disse...

Ninguem gosta de falar de juros... principalmente pagar... mas axo importante que nos sabemos um pouco mais sobre sse assunto onde o juros e o usto que uma pessoa ou uma empresa vai ter para lhe emprestar ou vender algho!

gama_gama@yahoo.com.br disse...

A abordagem desse assunto é importante, porque é um tema que se faz presente no nosso dia a dia,ele é necessário para um melhor desenvolvimento da economia,tanto local como mundial.E já que é algo constantemente presente no cotidiano, é uma forma de sabermos lhe dá com o mesmo.

Kátia da Gama

nando Lira disse...

Para ilustrar a importancia dos juros axei melhor deixar duas frases de pensadores sobre o que eles dizem sobre os juros

"Se quiseres ser rico,não aprende só o modo de ganhar,aprende,também,o modod e administrara tua riqueza"
Benjamin Franklin

"Os juros compostos são a maispoderosa invenção humana"
Albert eintein

Rafael disse...

O dinheiro depositado hoje, rende juros daqui a um mês, a 25 de Março de 2009, e isso acontece com todos os depósitos efectuados ao longo do ano. Assim, ao fim de um ano nós já temos os juros sobre todos os valores depositados.esse é um dos exemp´los onde os juros se mostram presentes.

Fer disse...

A importância da taxa de juros efetiva para garantir, no longo prazo, a estratégia do microcrédito produtivo. Claro que existem absurdos em compranças de juros, mas nao vemos que é algo que nos ajuda. Por um lado, sempre tem algo bom. Se você quer possuir algo hoje, ele [o juros] lhe satisfaz. Seja necessidade ou o seu desejo.

~Andresa Fernanda

Mayara Suellen disse...

Os juros tem dois modos de se olhar, um lado é o que gira e aumenta a economia, por outro é um vilão, mas para o consumidor consciente e atento hoje, não passa de acréssimo nas compras a prazo...

Lourenço Junior disse...

O juros e algo que ninguem gosta de pagar principalmente com a carga tributaria que temos no brasil, mais se pensarmos assim nosso pensamento se torna mediocre.
o juros se torna apesar de todas as suas ramificações torna-se fundamental tanto para as rel~ções comerciais tanto pra o desenvolvimento de uma nação, desde que nao haja muita corrupção algo inevitavel no nosso pais. o juros alem de pesar no bolso tras consigo coisas boas.

Unknown disse...

Juros, do ponto de vista econômico, é a taxa cobrada a partir de todo capital emprestado por um certo período de tempo. Este capital consiste de bens, como dinheiro, ações, bens de consumo, propriedades ou mesmo indústrias. O juro é calculado sobre o valor destes bens, da mesma maneira que sobre o dinheiro.

Daniel Lima disse...

Juros. O mal necessário e força motriz do capital que movimenta as economias.

Unknown disse...

Juros é uma recurso fundamental para que qualquer organização tenho um bom desempenho porém se pensamos de um forma mais ampla veremos que juro énecessario que haja.

Unknown disse...

Juros é uma recurso fundamental para que qualquer organização tenho um bom desempenho porém se pensamos de um forma mais ampla veremos que juro énecessario que haja.

Unknown disse...

Juros é uma recurso fundamental para que qualquer organização tenho um bom desempenho porém se pensamos de um forma mais ampla veremos que juro énecessario que haja.