terça-feira, 9 de junho de 2009

Empréstimos

Empréstimos bancários e operações de redesconto: um estudo sobre modelos de demanda para instituições financeiras
Autor: Koyama, Sérgio Mikio
Orientador: Nakane, Marcio Issao
Resumo Original: A identificação dos fatores que influenciam o processo de escolha do tomador na demanda por crédito apresenta não apenas um interesse mercadológico, mas também em termos acadêmicos e para o formulador de políticas públicas, buscando determinar os impactos de uma decisão que influencia o ambiente macroeconômico, bem como o comportamento dos agentes. Nestes termos, os modelos tradicionais de análise da demanda muitas vezes apresentam suposições pouco realistas e bastante restritivas, necessárias para o processo de estimação dos parâmetros de interesse. Os Modelos Lineares Generalizados Mistos com Variáveis Latentes (GLLAMM) constituem uma classe de modelos que abrangem os tradicionais modelos lineares generalizados e os modelos lineares generalizados mistos, possibilitando uma maior flexibilidade na combinação de um processo de escolha discreta com a determinação dos valores demandados de forma contínua, não impondo um processo único para todas as instituições analisadas, nem tão pouco do processo de escolha. Esta classe de modelos foi aplicada para estudar a demanda por empréstimos bancários utilizando-se informações de uma rica base de dados, a Central de Risco de Crédito do Banco Central. Assim, foi possível a identificação de variáveis como a duração da operação e a classificação de risco da operação que apresentam uma maior relevância no processo de escolha do banco, enquanto que outras, como as garantias, mostraram-se mais importante no volume a ser demandado. A identificação de nichos específicos de algumas instituições foi possível a partir desta análise. A flexibilidade desta classe de modelos também foi utilizada no intuito de se identificar os fatores que influenciam a demanda por crédito pelos bancos nas operações de redesconto, tendo conseguido tratar o problema de superdispersão ocasionado pelo excesso de zeros neste conjunto de dados. Adicionalmente, tanto efeitos diretos quanto indiretos da taxa de redesconto foram possíveis de serem estudados a partir da inclusão de efeitos aleatórios tanto no intercepto, possibilitando a incorporação de efeitos específicos de cada instituição financeira, bem como nos coeficientes, captando comportamentos individuais de cada banco frente a um mesmo estímulo.
Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-21062007-130704/, acessado em 10 de jun. 2009

Leia e comente sobre o resumo da dissertação

33 comentários:

micheline mendonça disse...

Em tempos de crises financeiras ou simplismente a necessidade de um capital para novos investimentos é comum que se recorra à bancos para obtenção de empréstimos(seja pessoa física ou empresa).Porém é importante analisar até onde é lucrativo fazer o empréstimo,pois as taxas,formas de pagamento e o tempo para se pagar o emprétimo podem ,ao contrário do que se pensava inicialmente, "discretamente" prejudicar quem fez o imprétimo.

Danuzza disse...

O empréstimo é uma das ferramentas mais usada nos dias atuais, principalmente o pessoal e com a crise financeira que estamos enfrentando atualmenmte, se faz mais necessário ainda.Pois ele é uma demonstração de confiabilidade de uma pessoa a outra, aqui em questão valores financeiros.

Lidiany Paixão disse...

O empréstimo está no nosso dia-a-dia, para comprar um carro, para ter um dinheiro a mais para comprar alguma coisa, ele é responsável por movimentar a economia. Diante dos empréstimos encontramos juros, taxas, fatores que devem ser avaliados na hora de fazer um empréstimo, pois pode acarretar sérios problemas e prejuízos para quem cede um emprestimo e para quem toma o emprestimo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Girlaynne Danusia:

A economia mundial passou um período de abalo econômico que fora sentido por vários países,mas que não chegou a atingir tão fortemente o Brasil,todavia,a de se analisar se certas ações bancárias como o empréstimo são de valia,de vantagens,pois estes possuem taxas,formas de pagamento e o tempo de seu pagamento que muitas vezes levam a quem o recorreu a uma situação prejudicial,levadas muitas vezes ao ímpeto da necessidade,ao qual não se vê de imediato suas consequências futuras.Mas pelo lado benéfico,o empréstimo quando bem estruturado á pessoa que o efetua,pode gerar consequências boas,como a abertura de um próprio negócio,ações estas desenvolvidas por grandes instituições financeiras,como o Banco Nordeste.
Já em relação ao redesconto bancário,este por existir duas operações por este efetuada,muitas vezes as confudem,atualmente, o redesconto bancário no Brasil pode ser dividido em duas modalidades. A primeira, consiste numa operação de refinanciamento e é chamada de redesconto seletivo. O redesconto seletivo é feito através do desconto de títulos de crédito por instituição financeira junto ao Banco Central do Brasil (BACEN).Denomina-se redesconto uma vez que, sobre os títulos que dão base à operação, já se havia operado o desconto.Ou seja,Verifica-se que existem hoje duas operações usualmente realizadas pelo mercado financeiro, que muitas vezes são confundidas entre si e erroneamente tidas como sendo as mesmas: (i) a operação de redesconto seletivo; e (ii) a operação de redesconto de liquidez.

Unknown disse...

hoje em dia, principalmente com a crise financeira, é muito importante analaisar o pros e contras para fazer emprestimos;bem como,os emprestimos sao uma das formas mais utilizadas seja para pessoas juridicas ou fisicas.

millafernandes disse...

nos tempos de hoje, a crise vem aumentando gradativamete e com isso gerando problemas no setor de finanças. consequentemente a busca por emprestimos vem crescendo cada vez mais. Mas não só pela crise que a procura do mesmo tem virado parte do dia-a-dia; e sim tambem em investimentos como na compra de um carro, na compra de algum imóvel os emprestimos sempre estão presentes.

nielly disse...

regido pelas ideas do comentario,emprestimos sao um tipo de divida que acarreta a distribuiçao de bens financeiros no decurso do tempo do credor e do devedor.

nando Lira disse...

Apesar de muitas pessaos acharem q emprestimo e um roubada e quando vc entra ñ consegue mais sair de tantos juros qe taxas que possui eu o vejo de forma contraria.
Um emprestimo feito com sabedoria e levado a ponta do lapis cabendo dentro de um orçamento pode facilitar a vida de muitas pessoas.Fazendo com que elas entre num financiamento ou comprem um carro ou uma casa ou coisas simples desde pagara dividas como comprara de celulares

Unknown disse...

o emprestimo é um forma de facilidade de compra ou investimento, com o dia-a-dia e nesse momento tao critico na economia brasileira tanto para pessoas como industrias que sao as mais afetadas nesse momento tao delicado, o emprestimo varia muito como viavel ou não, tendo que observar sempre a margem de juros e lucros que possam vim a surgir

Fer disse...

Quem nunca fez um empréstimo ???
Desde os mais bobos, como pedir dinheiro emprestado a algum colega ou mais sérios, para compra de imóveis por exemplo.
Um empréstimo é um tipo de dívida, que tem que ser paga. Como todos os instrumentos de dívida, um empréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor.

~Andresa Fernanda (3º periódo)

Monique França Farias disse...

Hoje em dia em tempos de crise como o momento atual da economia é comum se ouvir falar mais sobre empréstimos. Pois é uma forma de facilitar a compra de um bem ou mesmo um investimento em determinado negocio. Muito embora seja necessário observar muito bem as taxas de juros e as conseqüências de se adquirir um empréstimo de ante da situação financeira atual. Em todo caso deve-se pensar muito bem antes de tomar a decisão de conseguir ou não um empréstimo.

Flávia Emanuelly disse...

Com a crise mundial, a busca por em´réstimos vem aumentando bastante.Como todos os instrumentos de dívida, um empréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor.
É necessário, analisar a taxa de juros e o orçamento para que consiga quita sua dívida,até pq um empréstimo n estudado pode virar uma bola de neve.


Flah

pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro disse...

é quase certo que no decorrer de nossas vidas, precisamos da obtenção de empréstimos,quase sempre para adiquerimos um bém de um alto valou agregado precisamos fazer um empréstimo,que nem sempre quer dizer que seja vantagioso, poi sabemos da altas taxas de juros cobados.

sthenio disse...

convivendo com recursos escassos o empréstimo hoje em dia é uma forma essencial para se adquirir algum bem. más tem que se ter cuidado com as taxas de juros, se não um emprestimo pode ser tornar em uma grande dor de cabeça.

Hugo disse...

Em face do mundo capitalista, o empréstimo é uma ótima opção tanto para o investimento quanto para o consumo, ambos sao relevantes a "saúde" da economia global, por fim, sabe-se que o mesmo ofereca vantagens e desvantagens que devem ser analisadas minuciosamente no ato de sua aquisição.

Andréa Ramos disse...

Ter conhecimento sobre empréstimo, para pessoas não só do setor fnanceiro como as demais, em épocas de crise como a qual estamos vivendo, é fundamental, porque através desse conhcimento adquirido somos capazes de distinguir as possiveis vantagens de cada proposta e consequentemente obtendo melhores resultados e driblando a crise.

gama_gama@yahoo.com.br disse...

O EMPRÉSTIMO ESTA PRESENTE NO NOSSO DIA-A DIA,É UMA FERRAMENTA MUITO UTILIZADA TONTO POR PESSOAS FÍSICAS COMO JURÍDICA, E NO MOMENTO DE CRISE QUE ESTAMOS PASSANDO TEMOS QUE ANALIZAR BEM ANTES DE FAZER-MOS UM EMPRÉSTIMO PARA QUE ESSE NÃO VENHA A CAUSAR PROBLEMAS FUTUROS. ELE É UMA ÓTIMA OPÇÃO QUANDO ESTAMOS FAZENDO UM NEGÓCIO E NÃO PODEMOS FAZER ESSE Á VISTA MAS COMO JÁ FOI MENCIONADO TEM QUE SER ESTUDADO ANTES DE ADERILO. É IMPORTANTE VERIFICAR ATÉ ONDE É VIAVEL ADERIR O EMPRÉSTIMO.

KÁTIA GAMA

Priscila disse...

O empréstimo é em compromisso entre duas partes de que um determinado bem ou um valor monetário será emprestado ao devedor pelo credor do empréstimo.
Estipulado em prazo de início e de fim do serviço.
O devedor recebe o bem emprestado, geralmente após a assinatura do contrato de empréstimo.
O credor cobra um prêmio para a realização do empréstimo, geralmente através de uma taxa de juros que incide sobre o valor monetário emprestado.
As instituições financeiras são as principais responsáveis pela disponibilização de empréstimos.

Raul Lima disse...

Os Empréstimos como tudo na vida possui seus lados.. tanto positivo quanto negativo..

é comum que as pessoas , principalmente na situação que anda a nossa economia recorrerem a empréstimos para conseguir complementarem suas rendas.. dependendo da situação em que se realiza o empréstimo ele pode ser muito bem vindo.. o problema é não adquirir uma taxa de juros muito alta pra conseguir pagar tudo direitinho depois..

muito legal o texto..
valeu Fábio..

Jesus Abençõe..
Bom São joão..
^^

ainoan lima disse...

como os demais colegas já falaram, os empréstimos são grandes aliados ao nosso cotidiano, estão presentes em compras e investimentos, como a compra de um carro, um imovel..
hoje ela e mais que indispensável.

Gildelanea disse...

Realmente empréstimo é uma das ferramentas mais usada nos dias em que estamos... facilita a vida d muita gente da mesma forma que pode complicar!
Atravez deles podemos salvar uma empresa falida, mais tambem podemos levar ela a falencia mas rapido por nao conseguir pagar um emprestimo!
O assunto foi dado de maneira complexa mais eu conseguir aprender com um pouco de facilidade!
Adorei...

Flavianny Renata disse...

Quando nos deparamos com situações de empréstimos em nossas vidas, muitas vezes não sabemos como agir pela falta de informação.
Temos que analisar e saber se será viável para nós o que os bancos ou financeiras irão nos cobrar pelas as taxas, tempo e as formas de pagamentos.

Rafael disse...

Emprestar dinheiro no Brasil hoje em dia não está fácil. O aperto no crédito é sentido em quase todos os segmentos. Os bancos privados cortaram radicalmente suas linhas de crédito, invertendo rapidamente a tendência de crescimento na carteira de empréstimos.são dificuldades do cenario a tual que na matematica financaira nos estudamos.

Daniel Lima disse...

A remodelização dos paradigmas que referenciam as alocações de recursos, financeiros e produtivos, na medida certa demandada pela economia e pelos agentes envolvidos, é indubitavelmente necessária em face da imperiosa economia globalizada que se instala no mundo moderno.
Reorganizar com clareza a relação entre os agentes financeiros e produtivos, segundo padrões realísticos e justos, certamente contribuirá para uma melhor sustentabilidade da economia e com menores riscos e custos para toda a sociedade.

Lourenço Junior disse...

Em meados da situação economica vigente, as organizações necessitam de um capital externo para maior investimento. Capital esse que advem dos emprestimos que é uma ferramenta de fundamental importancia para o desenvolvimento das organizações, no estudo da matematica financeira o estudo do emprestimo se torna primordial pois envolve taxas, juros e tempo.

Unknown disse...

Um empréstimo é um tipo de dívida. Como todos os instrumentos de dívida, um empréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor. Este período de tempo é denominado serviço do empréstimo.

Unknown disse...

Desde que o sistema financeiro liberou empréstimos para pessoa física, com facilidades, muitas pessoas se beneficiaram. No início.
Mas a partir do primeiro, mesmo antes de terminar de pagá-lo, há necessidade de mais um e assim por diante. Uma ciranda.
Assim, um produto que nasceu para gerar benefícios, tem causado danos sérios nos orçamentos domésticos e tem criado uma multidão de endividados.

Unknown disse...

Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não garantidos para consolidação, financiamento de projetos etc ... ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.