sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Anuidades

Anuidades de capitalização

Uma das operações mais comuns no sistema financeiro é a capitalização: tipo de aplicação em que se objetiva formar um montante numa data futura.
Assim, chamamos de anuidades de capitalização as quantias iguais pagas a uma instituição financeira ao princípio de cada ano com a finalidade de constituir, ao fim de certo número de anos, juntamente com os juros compostos, um determinado capital.

Capitalizações em períodos inferiores a um ano

Até agora nos referimos sempre às capitalizações considerando que os investimentos ou aplicações, que denominamos anuidades, são realizados em caráter anual.
Em nosso dia-a-dia, o uso de anuidades não é tão comum quanto o contrato com períodos inferiores a um ano.
Assim, o mais habitual é que os vencimentos de um empréstimo tenham uma periodicidade mensal, trimestral ou semestral.
Agora interpretaremos n, que nos indicava o número de anos, como o número de vencimentos.
Além disso, teremos de dividir i pelo número de vencimentos anuais para saber qual o juro mensal, trimestral ou semestral, conforme o caso.
Assim, se o vencimento for semestral, o valor de n será 2 (um ano tem 2 semestres) e a taxa de juros na forma unitária será o resultado da divisão i/n, neste caso, i/2.
Da mesma forma, podemos realizar nossos cálculos se o vencimento for trimestral (um ano tem 4 trimestres), onde n = 4, ou mensal (um ano igual a 12 meses), com n = 12.

28 comentários:

Maradyaga Freitas disse...

Profis, não entendi direito esse assunto, mas acredito eu que, a cobrança de anuidade é muito comum em cartões de crédito e contas corrente, que segundo os bancos e financeiras, cobram essa taxa para fazer a manutenção da conta.

Gostaria muito que o senhor fizesse algum comentário.

Obrigada!

Kami disse...

pelo o que etendir capitalisação é um forma de ivestimento, onde em un determinado periodo as pessoas invertem pra que no fim de um determinado tempo o dinheiro tenha uma deterninada taxa de juros onde este montante seja um quantia maior do que a investida.

Emfim eu acho que seja isso apesar de esta um pocu confusa como o assunto!!!

Unknown disse...

Maradyaga, o comentário de Kamila ajuda bastante na sua sua dúvida, não vou comentar muito, pois quero observar o enrequecimento dos demais membros da turma.

Larissa a ruiva disse...

Deixa eu ver se eu entendi esse post professor!!!
Se é que eu entendi bem, o que acontece é que quando se trata de anuidades n não se refere ao número de anos, mas sim ao número de vencimentos de um empréstimo em períodos, por isso se um vencimento for trimestral num ano eu terei 4 vencimentos(pois um ano tem 4 trimestres)!Logo n=4!!O valor de n vai depender se o empréstimo será pago em parcelas mensai, trimestrais ou semestrais!!!Tá bem clara essa sua explicação professor!Adorei!
;*

Larissa a ruiva disse...

Ah prof, tô adorando estudar esse assunto que eu sei que vai me ajudar sempre, tanto na minha vida profissional como na pessoal!!Muitas vezes nos deparamos com casos de renda certa sem ter conhecimento disso!Um financiamento de casa própria ou de um eletrodoméstico ,por exemplo,são casos de renda certa temporária.Já a caderneta de poupança pode se considerar como um caso de renda certa perpétua (pelo menos enquanto o dinheiro estiver à disposição para aplicação ).É muito bom estudar assuntos tão práticos!!

Semeador disse...

Maradyaga! Anuidade não só significa uma cobraça em cartões de créditos e contas corrente. De acordo com o dicionário Aurélio, anuidade significa: quantia que se paga periodicamente para constituição de capital ou amortinação de dívida e capital e juros.

Isso quer dizer que anuidade é um pagamento em certo tempo.

Juliana Morais disse...

Para entender o que são anuidades de capitalização é preciso, primeiramente, entender o que é capitalização, essa palavra que ouvimos falar tanto na disciplina de matemática financeira nada mais é do que uma forma de economizar dinheiro de maneira programada, com prazos e taxas de juros previamente determinados, daí é bom sempre à gente lembrar de que existem dois tipos de regimes de capitalização que são os regime de juros simples e compostos. Então, anuidades de capitalização são as prestações que pagamos em uma aplicação financeira que pode ser tanto para a construção do capital quanto para a amortização da dívida.
Bem que deveria ter matemática financeira 1 e 2 no curso da gente. Pois os conteúdos dessa disciplina são muito aplicáveis na realidade financeira, e vamos combinar 75 horas aula é muito pouco tempo para absorver um conteúdo de extrema importância para o nosso desenvolvimento profissional.
Um beijo a todos!

Maradyaga Freitas disse...

Obrigada semeador,eu juro que vou estudar mais.

Certo?

beijos pra toda turma

Myla disse...

Prof eu nao entendi muito de anuidade não, mas axo q é tipo uma taxa que pagamos por usar um determinado credito, é isso?

FERNANDA SILVA disse...

anuidades eu entendo como o montante acrescidos de juros de acordo com taxas pré estabelecidas em um acordo comercial, tendo como base a taxa de juros de mercado, que é a taxa comercial de juros compostos...
é isso profi?

FERNANDA SILVA disse...

capitalizãções em periodos inferiores a um ano é so dividir n pelo periodo de tempo que constar na questão e trasformar a i no mesmo periodo, sendo os doi no mesmo periodo resta saber qual a formula certa para a questão e subistituir os valores, dificil mesmo é saber qual a formula certa uma vez que cada questão pode ser resolvida por 2 ou 3 formulas.
que é a minha maior dificuldade, saber qual formula aplicar.

FERNANDA SILVA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale de Gois disse...

Pelo que eu entendi os juros anual é o mesmo independente das parcelas serem pagas trimestral ou semestral, etc, então o que terá que ser calculado é o juros que será pago em cada capitalização de acordo com os vencimentos. fui complexa né???

Ruanne Cruz disse...

Oi Prof....
pelo que eu entendi do comentário de kamila, que capitalização é uma forma de investimento, se for isso mesmo, achei super interessante e uma boa informação pq eu não sabia disso.

Quanto a anuídades deu pra entender essa questão de prazos e períodos.

beijão profitox... e vê se manera na prova hoje. hihihihihi
;)

Kamila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuelle disse...

pelo o q eu intendi
anuidade sao pagamentos feitos regularmente, sendo anualmente ou semanalmente. pelo o q eu intendi no de kamila, capitalização é uma forma de poupança do qual não se pode sacar antes. pq se sacar antes você perde 80% de valor já pago.

foi isso..

Érica Tabosa disse...

Professorrr,bom... Eu entendi que é como se aplicássemos em algo (financeiro) e futuramente resgatar-lo, como os títulos que aplicamos em banco. Eu já fiz isso uma vez pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL títulos de capitalização, Professorrr,bom... Eu entendi que é como se aplicássemos em algo (financeiro) e futuramente resgatar-lo, como os títulos que aplicamos em banco. Eu já fiz isso uma vez pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL títulos de capitalização,
você dar certa quantia e fica com uma via pra vc,se seu número for sorteado você ganha uma BOLADA porem se não for... até determinado tempo você resgata o valor com os juros,acho isso muito bom!Às vezes não é nem em dinheiro pode ser em prêmios (você escolhe) será que respondi direito?
UM ABRAÇO ***KEKA***

Unknown disse...

Calcular esse troço é mais complicado mas acho que entendi um pouco, anuidade não é nada mais que pagamentos iguais e periódicos.

Semeador disse...

Olá gente!!! Realmente esse assunto de anuidades é muito extenso. E o que é mais curioso, é o nome ANUIDADES, que pelo seu radical lembra muito a palavra ANO. Será que tem alguma coisa haver? Com certeza!
E porque esse termo é usado na matemática financeira?

Talvez podemos encontrar mais respostas na História do que na Matemática financeira

Micheline disse...

Prof... gostei,pois não me recordava muito mas com os exemplos ficaram mais fáceis de guardar na memoria!

nando Lira disse...

foi ate bo isso pois e uma forma de nos lembrmos sempre q quisermos obre esse assunto e contas q devemos fazer fica mais pratico e e boms aber desses cauculos para não nops darmos de besta e sermos taxados de burros e levarmos alotes valeu professor

micheline mendonça disse...

É meio complicado falar sobre um assunto com o qual ,ainda, não se tem muita afinidade,porém,parece ser um assunto de fácil entendimento e que ajudará a compreender e trabalhar melhor as finanças.

ainoan lima disse...

esse assunto foi até bom ser tocado, pois muito de nós não lembrava-mos desse conteúdo tão importante,quando vamos fazer cartões perguntamos se tem anuidade, see tiver pensamos ainda duas vezez antes de fazer,por conta das taxas que o bancos combram....mas eu achi que deeria ser explicado em sala de aula, para entendermos melhor sobre esse assunto....

Rafael disse...

Anuidade é a retribuição anual a que está sujeito o pedido de patente/certificado de adição, com o objetivo de:Assegurar o andamento do pedido de certificado de adição quando ainda não concedida a respectiva patente de adição.

Andréa Ramos disse...

Entedimento nessa area e fundamental para saber se estamos fazendo umnegocio lucrativo ou nao, dentro dos contextos apresentados!

Lidiany Paixão disse...

O que eu entendi sobre anuidade é que a anuidade é um fator importante, pois a partir deste podemos ter conhecimento se devemos fazer uma compra a vista ou a prazo.

Unknown disse...

Denominação que se dá a uma série de pagamentos, ou recebimentos que são processados em intervalos regulares de tempo, durante um período determinado ou indeterminado. Definição tirada do site:
http://www.certaseguros.com.br/dicionario/abcd/abcd.htm

Anónimo disse...

Girlaynne Danusia:

As anuidades pelo que entendi é um ramo de pagamentos feitos regularmente, por exemplo a cada mês ou cada semana.O texto sobre anuidades,que fala de capitalização também são de suma importância para todos nós,pois está presente em nossa vida,em algumas constantemente em outras nem tanto,mas sempre vai estar em algum momento,tornando assim primordial a abordagem deste assunto e o seu entendimento.