quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Conceitos básicos da Matemática Financeira

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Capital
O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).
Juros
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.

Quando usamos juros simples e juros compostos? A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.

Taxa de juros
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:
8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).
Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:
0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)

Disponível no site: http://www.somatematica.com.br/emedio/finan.php acessado em 30/10/2008

17 comentários:

Ruanne Cruz disse...

Olá, Profiiii, adorei essa dica de Juro simples e Composto. De quando é utilizado um e outro e eu não sabia que era raríssima o uso do juros simples.
beijãoo
;)

FERNANDA SILVA disse...

cheguei!

Juliana Morais disse...

Realmente, os juros compostos é o regime de capitalização mais utilizado pelas empresas quando o assunto é financiamento, empréstimos ou compra à prazo. Temos que ter muito cuidado nas taxas efetivas e nominais e de quanto será o juro total da operação (principalmente empresas bancárias, pois, além da taxa de juros, também é cobrada a taxa de serviços). Temos que ter cuidado com as taxas efetivas porque 24% ao ano não quer dizer que seja necessariamente 2% ao mês, e prestar atenção também o período de capitalização que pode ser mensal, trimestral, semestral etc. É nisso que nós,como futuros administradores, devemos prestar atenção, pois,independentemente da área de atuação de cada um de nós, vamos nos defrontar com várias taxas de juros, seja ela nominal ou efetiva.

Um beijo a todos!

Fábio Araújo disse...

Comentário magnífico Ju, parabéns.

Renata Cardoso de Luna disse...

Sem dúvidas a matemática faz parte integral de nossa vida e em matemática financeira lidamos diretamente com problemas cotidianos, ou seja, se a compreendemos bem, com certeza tomaremos melhores dicisões, pois as pessoas só tomam decisões acertadas se entenderem as opcões disponivéis, e essas opcões a matematica nos revela.

Semeador disse...

Poxa professor o Sr. deveria ter nos dito isso no ano passado!rsrsrsr. Pois minha vó tirou um emprestimo para mim que eu me arrependo até hoje!! Pedi para minha vó me emprestar 2000R$ para comprar o computador e me arrependo muito, pois em vez de pagar 2000R$ vou ter que pagar quase o dobro por causa desse bendito juros composto. Fiquei com raiva do senhor como professor não nos ter passado essa informação antes.

Estou bricando Fábio, rsrsrs Valeu professor!!!!

Myla disse...

Não tenho muito conhecimento sobre matemática, mas é ótimo esse tópicos falando sobre juro, com uma explicação curta e direta

Ruanne Cruz disse...

Profiii, a prova de hoje, vai estar com as fórmulas??
eu to doidinha aqui estudando matemática... to tão feliz pq eu to acretando as contas!!!!! hehehehhee
o problema são as fórmulas pra decorar isso tudo..
dexa a gente levar as fórmula profii por favor!!

abração :)

Daniel Alves disse...

De uma forma simplificada, podemos dizer que a Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira pois, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja o valor monetário no tempo (time value money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira, são: a taxa de juros, o capital e o tempo.

Devemos entender como Juros, a remuneração de um capital aplicado a uma certa taxa, durante um determinado período, ou seja, é o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado. Portanto, Juros (J) = preço do crédito.
A existência de Juros, decorre de vários fatores, entre os quais destacam-se:

1 - inflação: a diminuição do poder aquisitivo da moeda num determinado período de tempo.
2 - risco: os juros produzidos de uma certa forma, compensam os possíveis riscos do investimento.
3 – aspectos intrínsecos da natureza humana : os seres humanos adoram ganhar dinheiro! Ah ah ah ah ...

Semeador disse...

Mas professor, que prova foi aquela?!!! Muito difícil mesmo. Espero tirar pelo menos 7!! OK

Maradyaga Freitas disse...

Nos dias atuais ganhar dinheiro está cada vez mais dificíl e com a crise mundial que estamos passando agora está ficando mais facíl se desfazer do mesmo, pois com a inflação os juros sobem e o poder aquisitivo da população diminui. Isso significa que vamos ter que fazer milagre para o salário dá até o final do mês.
TENHO QUE IR EMBORA PQ RODRIGO DA BIBLIOTECA ESTÁ NESSE MOMENTO ME COLOCANDO PRA FORA.

Kamila disse...

estou estudando as anuidades, estou muito preocupada com a prova de amanhã, mas se cairem questões com anuidades fixas vai da pra ter um bom resultado...são questões facéis de resolver, o importante é primeiro entender bem o que esta escrito e saber o que a questão esta pedindo.
boa sorte para todos!

Ale de Gois disse...

Eu acho o juro composto o regime de capitalização mais abusivo que existe, juros sobre juros, que absurdo!

Semeador disse...

AFF!! O juros composto é o sinônimo da injustiça do mundo!!! Como é que pode, se pedimos algo emprestado é porque não temos o algo. E pagar juros sobre juros é realmente um absurdo!!!

micheline mendonça disse...

Os conceitos básicos de mat. financeira,nos ajudam a entender melhor como funciona o sistema financeiro.Também nos proporciona conhecimentos necessários ao nosso cotidiano acadêmico e ao nosso futuro profissional,em se tratando especialmente de futuros administradores.

nielly disse...

o estudo e o desenvolvimento da matematica financeira estao vinculado ao sistema economico.O mundo ,hoje esta ligado a economia,desta forma é importante termos noçoes sobre esse estudo matematico para melhor compreender os mecanismos das operaçoes finaceiras.

Rafael disse...

A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.