sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sistemas de Amortização

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Sistemas desenvolvidos, basicamente, para o estabelecimento de formas de amortizações de operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos e reembolsos periódicos de principal e juros.

Principais sistemas utilizados no mercado e respectiva característica preponderante:

1. Sistema de Amortização Constante – SAC:
Amortizações periódicas, sucessivas e decrescentes em P.A. de uma dívida, onde a prestação incorpora principal mais encargos.
Ex.: Sistema Financeiro de Habitação.

2. Sistema de Amortização Francês (Tabela Price) - SAF:
A dívida é quitada através de prestações iguais, periódicas e sucessivas.
Ex.: Amplamente utilizado no Brasil: CDC, Vendas a prazo divulgadas pelas grandes redes de varejo.

3. Sistema de Amortização Americano - SAA:
Os juros são pagos periodicamente e o principal é quitado no final da operação.
Ex.: Títulos da dívida pública, debêntures, etc.

4. Sistema de Amortização Misto – SAM:
Para cada um dos valores de seu plano de pagamentos, soma-se aqueles obtidos pelo Sistema Francês (SAF) com os do Sistema de Amortização Constante (SAC), dividindo-se o resultado por 2.

5. Sistema de Amortizações Variáveis. Parcelas Intermediárias.
Usados pelas incorporadoras nas vendas financiadas diretamente aos mutuários.

Em nosso estudo vamos nos concentrar nos mais difundidos pelo mercado que são: SAC, SAF e SAA.

Prof. Marcos Meirelles

25 comentários:

Unknown disse...

eu achei este blog muito legal para a aprendizagem dos alunos para o seu desenvolvimento escolar

Maradyaga Freitas disse...

Profinho, como comentei em sala de aula, ai está o sistema de amortização crescente(SACRE); Esse sistema de amortização é utilizado somente pela caixa economica federal. A diferença básica entre esse sistema e os outros é o de apresentar o valor da parcela e amortização superior, proporcionando uma redução mais rápida do saldo devedor.
O valor das prestações são decrescente.

Maradyaga Freitas disse...

Achei muito interessante os sistemas de amortização, pois através desse conhecimento adquirido em sala de aula, nós estamos aptos a escolher a melhor alternativa para se fazer empréstimos, seja para uma capital de giro, iniciar uma empresa, comprar a casa própria, automóvel ou até mesmo um empréstimo pessoal.

Beijos para toda a turma

Kami disse...

É de muita importancia este assuno pois com ele pode aprender as divesas formas de emprestimos, com isso quando eu fizer um emprestimo, ja vou saber avaliar o melhor caminho. !!!!!!!!

Unknown disse...

Isso mesmo, a idéia é essa, parabéns Maradyaga e Kamila.

Semeador disse...

Amortização é um processo financeiro pelo qual uma obrigação é sanada progressivamente por meio de pagamentos periódicos, de tal forma que, ao término do prazo estipulado, o débito seja liquidado.

Os principais sistemas de amortização são:

1. Sistema de Pagamento único: um único pagamento no final.
2. Sistema de Pagamentos variáveis: vários pagamentos diferenciados.
3. Sistema Americano: pagamento no final com juros calculados período a período.
4. Sistema de Amortização Constante (SAC): a amortização da dívida é constante e igual em cada período.
5. Sistema Price ou Francês (PRICE): as prestações são iguais.
6. Sistema de Amortização Misto (SAM): os pagamentos são as médias dos sistemas SAC e Price.
7. Sistema Alemão: os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto o primeiro pagamento que corresponde aos juros cobrados no momento da operação.

Larissa a ruiva disse...

Mais um sistema de amortização:
O sistema Alemão de amortização consiste na liquidação de uma dívida onde os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto a primeira que corresponde aos juros cobrados no momento da operação financeira.Ou seja, pelo SAI(Sistema de amortização Alemã) a pessoa vai pagar, periodicamente, juros ANTECIPADOS sobre o saldo devedor e uma quota de amortização do capital.
;*

Larissa a ruiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Morais disse...

Como vamos nos concentrar mais nos sistemas de empréstimos SAC, SAF, SAA, vou comentar apenas sobre eles. O sistema de amortização constante, também conhecido como SAC, é muito simples de entender, uma vez que os valores das amortizações periódicas são todas iguais ou constantes. Trata-se de um sistema de amortização (quitação da dívida) muito utilizado pelas instituições financeiras. Como o próprio nome diz, uma parcela fixa da prestação vai abatendo constantemente o que você deve, fazendo com que o saldo devedor seja cada vez menor, e é sobre esse saldo que se aplicam os juros. Só que esse sistema também há desvantagens e uma delas é o valor muito alto das parcelas logo no início do pagamento das prestações já que o saldo devedor ainda está muito alto. Outro sistema de empréstimo, também muito utilizado, é o Sistema de amortização Francês, também conhecido como SAF. Uma das características do SAF é que, todas as prestações são iguais e esse sistema é muito utilizado em financiamentos em geral de bens de consumo. E tem também o sistema de amortização americano, também conhecido como SAA. A principal característica desse sistema de empréstimos é que o principal só é pago no final da operação, sendo pago no começo apenas os juros.
É muito útil nós entendermos como funciona todos esses sistemas de empréstimos, pois um dia iremos precisar fazer escolhas quanto ao sistema de empréstimo a ser considerado para amortização da divida, e é nessa hora que vamos precisar ter um entendimento de como funciona cada um desses sistemas, por isso que é interessante não estudarmos apenas para fazer a prova mas sim para utilizar como ferramenta de conhecimento para aplicações do dia-dia ok!
Um beijo a todos e estudem para a prova!

Myla disse...

Gostei muito dos comentários, pois entendi melhor o assunto

FERNANDA SILVA disse...

o SAC é um sistema financeiro que tem principal caracteristica de parcelas decrescentes, os juros podem ser pagos primeiro e deppois o principal, ou sendo pagos simultaneamente, sendo que o juros é de acordo com o montante devido, sendo assim a cada parcela o juros é menor que na parcela anterior, a amortização é no montante principal que diminui a cada parcela e por isso o juros sobre o montante diminui a cada parcela que vai decrescendo no decorrer do periodo.

FERNANDA SILVA disse...

o sistema SAF é o mais usado no comercio, com taxas acrescidas no montade inicial e divididos em parcelas iguais em determinado periodo pré estabelecido, ocorrendo juros de mora no valor da parcela caso haja atraso na parcela em questão.

Ale de Gois disse...

O sistema de amortização eu vejo como uma forma de incentivo ao devedor, uma forma de combate à inadimplência. Financiar um bem e terminar de pagar com parcelas menores do que no início é maravilhoso!

Renata Cardoso de Luna disse...

Bom, esse assunto retrata o rico sistema informacional que temos hoje, trazendo a tecnologia a serviço da matemática, onde ambas se interagem formando um complexo sistema financeiro.

Ruanne Cruz disse...

Na minha opinião o melhor sistema utilizado na amortização de uma dívida seria o SAC, onde já começamos a fazer o abatimento da dívida, sem está acumulando os juros. Do meu ponto de vista, se hoje eu fosse fazer algum empréstimo concerteza eu escolheria esse sistema de pagamento.
Ficar logo livre e fazer pagamentos em forma decrescente é a melhor escolha.
SE ESTÁ DEVENDO É MELHOR PAGAR LOGO! HAUHAUHAU
"Só pra descontrair."

Beijinhos gente. ;)

Emanuelle disse...

a motização eh uma boa opção para a escolhas de pagamentos, havendo assim um palnejamento da divida. na escolha do pagamentos de juros. ou separado ou junto das parcelas.
Assunto, legal. pena q visto só o começo.

Beijo prof.

Unknown disse...

Pelo que eu entendi sobre sistemas de amortização, foi que eles estabelecem foramas de amortização ou pagamento de dívidas a longo prazo, com o desembolso periódico do capital e dos juros .. e o mais interessante pra mim foi o SAC. ..

Semeador disse...

Muito importante esse tal de Sistemas de Amortização. No entanto não entendo como se deu esse tal sistema.
Entretanto foi muito proveito saber que o sistema usado nas vendas de prazo no atacado é SAF.

Micheline disse...

É prof sistema de amortização no começo me pareceu um pouco complicado, mais do modo em que foi explanado no blog deu pra entender!! bjusss

Bertanara disse...

Achei interessante conhecer esse assunto, pena que veremos pouco por estar no final do período. Como comentei na sala, já trabalhei em financeiras, onde os serviços oferecidos eram empréstimos consignados com descontos em folha. Eram parcelas fixas, e o juros era acrescido no montante concedido. Agora, posso conhecer outras opções e quando necessário, optaremos pela melhor proposta, de acordo com as tabelas de amortização.

nando Lira disse...

bem interesante saber de varios sistemas e todos parecido mais ñ entendi direito oq se tarta esse "AMORTIZAÇÂO"

micheline mendonça disse...

É preciso muito cuidado ao fazer um financiamento,pois as formas de pagamento podem fazer muita diferença no orçamento.A um primeiro "olhar",se for comparar com o sistema francês, o SAC parece a melhor opção de financiamento já que amortiza a dívida à medida que é paga,porém só se saberá,realmente,quando estudarmos o assunto.

Gildelânea disse...

Sistemas desenvolvidos, basicamente, para o estabelecimento de formas de amortizações de operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos e reembolsos periódicos de principal e juros.
Os Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos tratam, primordialmente, da forma pela qual o principal e os encargos financeiros são restituídos pelo devedor ao credor do capital.

O Blog ta o maximo... gostei! Bem bem... kkkkk... q continua assim, nos ajudando!

Magno Pato disse...

E intressante, pois esse sistema ajuda numapossivel redução de saldo devedor assim facilitando mais com o valor de parcelas decrescentes.assim tento a opção de escolher o melhor!

Rafael disse...

Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos.